Porque é tão difícil se Permitir?




Você sabe o significado da palavra permitir? O mesmo que: admita, autorize, consinta. Dar o poder para dizer ou fazer algo; dar o consentimento ou a liberdade para algo; consentir.

Palavra simples, porém muitas vezes difícil de ser praticada. Mas, vamos pensar juntas...
Quantas vezes você teve vontade de cortar ou pintar o cabelo e não fez por conta dos possíveis julgamento das pessoas?
Quantas vezes você deixou de usar uma roupa, por conta do que iriam falar de você?
Quantas vezes você deixou de ir a um lugar, para as pessoas não lhe julgarem?
E quantas outras vezes, você deixou de se anular para agradar os outros e esquecer de si mesmo?

Pois é! Eu poderia listar muitas outras perguntas em que você tenha deixado de se realizar, pensando na aprovação as pessoas ao seu redor. Mas a pergunta que realmente quero fazer a você é: Porque você precisa da aprovação às pessoas para ser feliz?

Às vezes nos sentimos presos em ter que agradar as pessoas e acabamos esquecendo das nossas vontades e desejos, prisão essa que cresce todos os dias sem percebermos e quando nos damos conta, estamos enjaulados pelos pensamentos e eles sempre nos levam a pensar que não podemos. E esse “não poder” é tão forte, que nos leva a acreditar que realmente “não podemos”. As pessoas começam nos falar: Você não pode, porque não combina com você. Você não pode, porque você é gorda/magra, branca/negra, cacheada/ alisada. Isso não vai ficar bonito em você. Mas e sua opinião não importa? Você precisa realmente da aprovação das pessoas ou dá sua própria aprovação?

Mas afinal, o que é acreditar em si e o que é ouvir uma opinião? Vamos raciocinar...
Você vai a uma loja comprar um presente e decide chamar uma amiga para lhe ajudar na escolha. Ambas optam por uma sandália, porém você acha bonita a sandália de cor rosa e sua amiga a da cor preta, mas por conhecer mais a pessoa que vai presentar, você decide levar a de cor rosa. Após a escolha, as duas vão embora, e nenhuma ficou a pensar, que foi uma má escolha, consentiram e respeitaram a escolha final.

Daí você pode me perguntar, o que tem a ver se permitir, com o que citou acima?
Mesmo acreditando na opinião da sua amiga, você fez a sua escolha, comprou o que mais lhe agradou aos olhos, e não foi uma escolha difícil, foi só imaginar o que mais combinaria com a pessoa presentada.
Agora trago isso para sua realidade. Se tivesse chamado sua amiga para escolher um corte para seu cabelo, aquele corte que você vem desejando há meses? Qual opinião importaria mais, a sua ou a dela?

É justamente isso que quero mostrar a você o que é se permitir. É fazer suas próprias escolhas, baseada nos seus desejos, sem se importar com a opinião dos outros, mas sim porque a sua opinião irá lhe satisfazer. Então, você precisa se permitir sem culpa, sem primeiro pensar no outro e esquecer de você, e é aí que nasce o Amor Próprio.

Então, meu recado é que você comece listando quais são seus maiores desejos internos que ainda não foram realizados, seja cortar o cabelo, pintá-lo de uma cor radical, fazer uma tatuagem, mudar de curso na faculdade, vestir short curto, usar a roupa da moda... Enfim, pare e pense quais são esses desejos que nunca fez, anote-os em um lugar que você possa sempre ver para não esquecê-los e comece realizando 1 a 1 aos poucos. Primeiro comece se permitindo a realiza-los, depois ponha –os em prática, e tenha em mente a grande vontade de mudar, de se amar, de se permitir. Só assim você saberá o gostinho da liberdade que é se PERMITIR.


Para finalizar...

Se permitir, é entrar em um estado de paz consigo mesmo. É aceitar suas qualidades e defeitos numa boa, podendo melhorá-las ou não, mas saber conviver com elas e dar o melhor de si. É acreditar que você pode SIM... Que você é capaz SIM... Que é legal SIM... Que combina com você SIM. Basta praticar se permitir!

Passe a ser uma metamorfose e não apenas uma largada. Dê cores a sua borboleta 😍


Se identificou com esse texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas se identifiquem também e passem a se permitir 💗

Beijos de Luz! Você pode me acompanhar nas redes sociais @yasminruama

Nenhum comentário:

Postar um comentário